TV 247 logo
      HOME > Brasil

      "Queremos saber quem lucrou", diz Lindbergh ao acionar BC por operações de câmbio antes de tarifaço dos EUA

      Deputado pede que BC identifique operadores do mercado que atuaram antes do anúncio e alerta para possível “colapso cambial orquestrado”

      Lindbergh Farias (Foto: Kayo Magalhaes / Câmara)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu ao Banco Central, neste domingo (20), que investigue quem operou no mercado de câmbio horas antes do anúncio do governo dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump, de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A informação foi divulgada pelo parlamentar em publicação na rede X.

      Segundo Lindbergh, há indícios de que agentes econômicos atuaram com acesso antecipado a uma informação sigilosa, o que pode configurar uso indevido de informação relevante não divulgada — uma infração cambial e financeira. “Queremos saber quem lucrou com essa informação privilegiada”, escreveu o deputado.

      O pedido solicita que o Banco Central identifique os comitentes finais das transações, horários, volumes e intermediadores envolvidos, e encaminhe os dados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao COAF, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

      A petição cita ainda manifestação da Advocacia-Geral da União no Inquérito 4995/DF, que investiga uma possível tentativa de coação institucional por meio de ações econômicas externas articuladas por agentes políticos brasileiros. “A iniciativa busca proteger a integridade do sistema financeiro, assegurar a soberania nacional e impedir que operadores privilegiados lucrem com o colapso cambial orquestrado como parte de estratégias antidemocráticas”, afirmou o parlamentar.

      Até o momento, o Banco Central não respondeu ao pedido.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...