Plano de contingência para enfrentar tarifa de 50% dos EUA prevê crédito a empresários, diz Haddad
As medidas devem ser apresentadas ao presidente Lula a partir de segunda-feira (28)
247 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quinta-feira (24), que o governo federal já finalizou um plano de contingência para lidar com a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump contra produtos brasileiros.
Segundo ele, o conjunto de medidas inclui até linhas de crédito para empresários afetados, mas ainda depende de aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As medidas devem ser apresentadas ao chefe do Executivo a partir de segunda-feira (28).
“O cardápio está pronto”, disse Haddad, em entrevista à rádio Itatiaia. “Tem propostas em todos os sentidos, inclusive de linha de crédito, mas não posso antecipar a decisão que não foi tomada ainda.”
De acordo com o ministro, mais de 10 mil empresas brasileiras podem ser impactadas se a tarifa for implementada. Haddad também alertou, por outro lado, que o custo pode recair sobre os próprios consumidores dos Estados Unidos, com possíveis aumentos em produtos como suco de laranja, café e hambúrguer.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: