HOME > Brasil

PF critica uso de algemas desnecessárias em deportação de brasileiros dos EUA

Contenção, quando necessária, deve ser aplicada exclusivamente durante o voo, mas os brasileiros desembarcaram algemados

Andrei Passos Rodrigues (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, manifestou críticas ao tratamento dado a brasileiros deportados dos Estados Unidos, destacando que muitos desembarcaram no país algemados.

“Não há justificativas para que pessoas que não são presidiários, não oferecem risco e estão no próprio país sejam acorrentadas e algemadas”, avaliou Rodrigues em uma entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido na noite desta segunda-feira (27). 

Segundo Rodrigues, a norma brasileira estabelece que cada caso deve ser analisado individualmente, e a algemação de um brasileiro durante o voo só é permitida se ele representar um risco potencial para os passageiros, a tripulação ou a aeronave. Além disso, ele destacou que a contenção, quando necessária, deve ser aplicada exclusivamente durante o voo, e as algemas ou correntes devem ser retiradas imediatamente após o desembarque em solo nacional.

Um total de 88 brasileiros chegou a Manaus na última sexta-feira (24) após terem sido deportados pelo governo norte-americano em situação dramática, algemados nos pés e nas mãos. O governo federal determinou que fossem retiradas as algemas dos passageiros deportados e enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) de Brasília para Manaus para resolver a situação dos deportados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os brasileiros fossem levados de Manaus para Belo Horizonte.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...