TV 247 logo
      HOME > Brasil

      PF começa a ouvir brasileiros deportados pelos EUA sobre agressões sofridas durante o voo

      O grupo foi algemado e acorrentado pelos agentes americanos

      Brasileiros deportados dos Estados Unidos em Manaus (AM) (Foto: GOV AM/Divulgação )
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 -  A Polícia Federal deu início a uma investigação preliminar sobre as suspeitas de maus-tratos contra os brasileiros deportados dos Estados Unidos em um voo realizado na última sexta-feira (24). De acordo com o g1, a corporação abriu um "registro de fato", que corresponde a uma investigação inicial para apurar as denúncias de agressões e tratamento degradante sofridos por alguns dos migrantes a bordo.

      Os relatos de maus-tratos começaram a surgir logo após a chegada dos deportados em Manaus, onde a aeronave, originalmente destinada a Belo Horizonte, fez um pouso de emergência devido a problemas técnicos. Alguns dos passageiros prestaram depoimento à Polícia Federal ainda em Manaus, antes de seguir para o destino final.

       A aeronave foi recebida por agentes da PF na capital amazonense, que informaram a situação ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, e ao Ministério da Justiça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o trecho restante da viagem fosse realizado em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

      A investigação da PF pode subsidiar as autoridades brasileiras, especialmente os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, nos próximos passos de uma negociação diplomática. Isso incluiria a análise de possíveis novos voos de repatriação e a definição das responsabilidades no caso.

      Apesar das denúncias, fontes da GloboNews apontaram que, caso a investigação avance, a Polícia Federal não tem jurisdição para atribuir crimes a autoridades americanas, mesmo que se confirme que os abusos tenham ocorrido durante o processo de deportação conduzido pelos Estados Unidos. A corporação também pode decidir, nos próximos dias, formalizar a apuração com a abertura de um inquérito.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...