TV 247 logo
      HOME > Brasil

      PF abre novo inquérito contra Bolsonaro por fake news sobre Lula

      Publicação em canal de WhatsApp atribuído ao ex-presidente relacionava Lula a mortes de pessoas LGBTQIA+ na Síria

      Jair Bolsonaro - 24/03/2025 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Polícia Federal (PF) instaurou nesta segunda-feira (11) um inquérito para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suspeita de disseminação de fake news e crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do portal Metrópoles.

      A apuração teve início após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhar um pedido ao diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, solicitando investigação sobre uma postagem feita no canal de WhatsApp de Bolsonaro. A publicação, de acordo com o Metrópoles, vinculava Lula à morte de pessoas LGBTQIA+ no contexto do regime de Bashar al-Assad, da Síria.

      O conteúdo chegou às autoridades por meio de uma notícia-crime apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) por um cidadão russo-brasileiro, que denunciou a mensagem compartilhada no canal de Bolsonaro. Segundo o denunciante, o ex-presidente teria acusado Lula de envolvimento em crimes praticados durante o regime sírio. O MPF, após receber a denúncia, encaminhou o caso ao Ministério da Justiça, que determinou a abertura do inquérito.

      A publicação — feita em 15 de janeiro deste ano — associava Lula ao regime de Assad e a episódios de execução de pessoas LGBTQIA+. A postagem, porém, não está mais disponível nos canais de Bolsonaro.

      A investigação busca apurar se houve crime contra a honra do presidente da República e disseminação deliberada de notícias falsas. A Polícia Federal também pretende analisar o contexto da divulgação e o alcance da mensagem.

      O canal de WhatsApp de Bolsonaro foi criado em outubro de 2023. Constatou-se que a última publicação disponível é de 12 de julho deste ano. Jair Bolsonaro está atualmente em prisão domiciliar por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e está proibido de usar redes sociais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...