TV 247 logo
      HOME > Brasil

      No STF, Cid entrega Braga Netto e diz que recebeu do general dinheiro em "caixa de vinho" para apoiar manifestantes golpistas

      Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro também entregou Bolsonaro em seu depoimento ao STF

      Mauro Cid e fachada do STF (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado | STF)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, disse nesta segunda-feira (9) que recebeu uma quantia de dinheiro armazenada em um objeto que aparentava ser uma "caixa de vinho" das mãos do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa no governo anterior. 

      A quantia, não especificada no depoimento de Cid ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista, seria direcionada a manifestantes golpistas que ocupavam a frente de quartéis-generais nas vésperas dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. 

      Durante a transmissão ao vivo, no YouTube, o tenente-coronel relatou que procurou o general em busca de alguma forma de apoio das Forças Armadas às manifestações. A iniciativa teria partido do próprio Cid, que, segundo relatou, questionou se havia alguma forma de colaboração possível do PL, partido de Bolsonaro. 

      Na ocasião, Braga Netto o orientou a procurar representantes do PL. Seguindo a recomendação, Cid afirmou ter conversado com um militar que atuava como tesoureiro da sigla —embora não tenha conseguido lembrar o nome da pessoa durante a transmissão.

      A resposta do representante do PL, segundo Cid, foi negativa: o partido não poderia prestar qualquer tipo de apoio aos manifestantes que pressionavam o Exército.

      "Depois, Braga Netto trouxe uma quantia em dinheiro, com certeza não foi 100 mil [reais]. Isso foi passado para o major De Oliveira no próprio Palácio da Alvarada", disse Cid, confirmando relatos anteriores de que recebeu o dinheiro de Braga Netto em uma "caixa de vinho". "No mesmo dia passei para o major De Oliveira", complementou. 

      O major em questão é Rafael de Oliveira, um “kid preto”. 

      Posteriormente no depoimento, Cid detalhou que não abriu a caixa e reiterou que "não tinha conhecimento do valor". Ainda sobre Braga Netto, Cid entregou o general: "Quem trazia as informações atualizadas para o que estava acontecendo era o Braga Netto". 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...