TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Ministros do STF dizem que sanção dos EUA contra Moraes seria inadmissível

      Governo de Donald Trump argumenta supostas violações aos direitos humanos e à liberdade de expressão no Brasil

      Alexandre de Moraes (Foto: Luccas Zappalá/STF)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A ameaça feita por autoridades dos Estados Unidos de aplicar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi recebida com indignação por integrantes da Corte brasileira. Magistrados ouvidos pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, classificaram a medida como uma tentativa inadmissível de interferência estrangeira no Judiciário nacional.

      Nesta quarta-feira (21), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que existe “grande possibilidade” de o governo do presidente Donald Trump sancionar Moraes, sob o argumento de supostas violações aos direitos humanos e à liberdade de expressão no Brasil. Para um dos ministros do STF, essas acusações revelam um alinhamento político da gestão estadunidense com a extrema direita brasileira.

      Integrantes do Supremo também consideraram contraditória a acusação vinda dos EUA. Eles citaram episódios em que o próprio governo norte-americano descumpriu decisões judiciais internas, acorrentou imigrantes brasileiros e chegou a prender uma juíza por suas decisões.

      Sobre o argumento de censura no Brasil, os ministros lembram que redes sociais e plataformas digitais seguem operando normalmente e que Moraes é alvo constante de críticas públicas nos mesmos ambientes digitais.

      Membros da Corte ainda avaliam que caberá ao governo brasileiro analisar como responder a eventuais sanções que tenham como objetivo pressionar o Judiciário do país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...