HOME > Brasil

Ministério da Justiça desenvolverá protocolo para comerciantes sobre bebidas adulteradas

Secretaria Nacional do Consumidor trabalha em parceria com universidades para identificar metanol e orientar empresários sobre adulteração de bebidas

Ricardo Lewandowski (Foto: Isaac Amorim/MJSP)

247 - O Ministério da Justiça está elaborando um protocolo para ajudar comerciantes a identificar bebidas adulteradas, especialmente aquelas que contêm metanol. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante sua participação no Fórum Esfera, realizado em Belém nesta sexta-feira (10). As informações são do Metrópoles.

A medida visa seguir o modelo adotado pelo governo de São Paulo, que recentemente criou um protocolo para melhorar a identificação de bebidas falsificadas.

De acordo com Lewandowski, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) está em contato com centros universitários de referência para desenvolver uma metodologia eficaz para a testagem das bebidas adulteradas. 

O ministro enfatizou a importância de separar os bons comerciantes dos maus, afirmando que o objetivo do governo é proteger os que operam de maneira correta e punir aqueles envolvidos em práticas ilegais. 

"A nossa Secretaria Nacional do Consumidor entrou em contato com vários centros universitários de referência no Brasil, que estão desenvolvendo metodologias simplificadas para identificar metanol nas bebidas. Estamos também elaborando um protocolo para orientar os comerciantes de modo geral, porque o que nós queremos é separar o joio do trigo", destacou o ministro.

Lewandowski também ressaltou a relevância do setor de vendas de bebidas para a economia nacional, mencionando bares, restaurantes e o setor de lazer como essenciais. "Existem os bons comerciantes, que precisam ser protegidos. Esse é um setor importante da economia. É um setor que precisa prosperar, que tem que continuar. Os maus comerciantes e maus industriais que estão adulterando as bebidas serão punidos na forma da lei, e os bons serão incentivados dentro do possível", afirmou.

Essa iniciativa surge no contexto de uma crescente preocupação com a contaminação por metanol, especialmente em São Paulo, onde o estado se tornou o epicentro dessa problemática. Na quinta-feira, 9 de outubro, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo anunciou sua própria ação para aprimorar a identificação de bebidas falsificadas, reforçando a parceria entre os governos estadual e federal no combate à adulteração de bebidas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...