HOME > Brasil

Para 54%, Bolsonaro tentou dar um golpe, indica Quaest

Após julgamento, perde força a narrativa de perseguição a Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro - 18/07/2025 (Foto: REUTERS/Mateus Bonomi)

247 - Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (17), aponta que 54% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do plano da tentativa de golpe de Estado, crime pelo qual foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro, em entrevistas presenciais.

Maioria acredita em tentativa de golpe

Questionados se houve de fato tentativa de golpe no Brasil, 55% dos entrevistados responderam afirmativamente, enquanto 38% disseram não acreditar e 7% não souberam ou preferiram não responder.

Envolvimento de Bolsonaro

A percepção de envolvimento direto de Bolsonaro também é majoritária: 54% apontaram que ele participou do plano, contra 34% que rejeitaram essa ideia. Outros 10% não responderam.

Processo no STF divide opiniões

A pesquisa investigou ainda como a população avalia o processo judicial contra Bolsonaro. Para 47%, houve perseguição política, enquanto 42% consideraram que o julgamento foi imparcial. Outros 11% não souberam opinar.

Condenação é vista como exagerada

A pena imposta de 27 anos e 3 meses de prisão também gerou divisão: 49% avaliaram que foi exagerada, 35% a viram como adequada, 12% consideraram insuficiente e 4% não opinaram.

Metodologia da pesquisa

A Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas presenciais em todo o país, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...