HOME > Brasil

Lula vai conversar com Alcolumbre antes de anunciar escolha para o STF

O presidente do Senado tenta emplacar o nome de Rodrigo Pacheco; Jorge Messias é o favorito

Lula vai conversar com Alcolumbre antes de anunciar escolha para o STF (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a série de articulações em torno da indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria antecipada do ministro Luiz Roberto Barroso. Segundo o g1, a escolha ainda não foi fechada, e Lula deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), até a manhã desta sexta-feira (17).

Ao longo da semana, Lula já conversou com ministros do STF, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, além de líderes petistas. A consulta a Alcolumbre é considerada decisiva, já que o senador tem atuado para viabilizar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao cargo.

Disputa nos bastidores do Senado

De acordo com parlamentares ouvidos pela reportagem, Rodrigo Pacheco aparece como o nome com maior chance de aprovação no plenário do Senado, justamente pelo apoio direto de Alcolumbre. Pacheco, aliado próximo do senador do União Brasil, é visto como um candidato capaz de reunir apoios de diferentes blocos partidários.

Apesar da pressão do Senado, o favorito para o cargo é o advogado-geral da União, Jorge Messias. Considerado de confiança de Lula, Messias é apontado como alternativa sólida para ocupar a cadeira deixada por Barroso.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...