TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula minimiza tensões com EUA e sugere que problemas serão de fácil resolução

      "É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria", afirmou o presidente durante evento no Planalto

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou nesta terça-feira (5) a tensão entre Brasil e Estados Unidos após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar um tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras e determinar sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O motivo para as duas medidas é o inquérito da trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro (PL) - o político da extrema direita brasileira é réu no inquérito da trama golpista, cumpre medidas cautelares e está em prisão domiciliar.

      “Esse problema dos EUA contra nós, isso a gente resolve. É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria”, disse o presidente Lula em Brasília (DF), onde participou de uma reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Palácio do Planalto.

      Sem mencionar os EUA, o presidente criticou o orçamento trilionário de defesa, enquanto gastos em programas sociais, como os de combate à fome, são ignorados. Os gastos globais com defesa atingiram US$ 2,46 trilhões, alta de 9,8% em comparação com os US$ 2,24 trilhões do ano anterior, conforme o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), sediado na Inglaterra.

      Sobre os problemas sociais mencionados por Lula, o Brasil saiu do Mapa da Fome, pois está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente, de acordo com relatório apresentado no último dia 28 na 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome.

      De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o percentual de pessoas que passaram fome ficou em 3,4% no triênio encerrado em 2021 e aumentou para 4,2% no período até 2022. Caiu para 3,9% em 2023. O número significa que 8,4 milhões de pessoas passaram fome no Brasil no período.

      As porcentagens continuaram diminuindo, neste terceiro mandato de Lula. Quando o índice fica abaixo de 2,5% os números absolutos não são informados, apontou a ONU.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...