HOME > Brasil

Lula deve substituir Márcio Macêdo por Guilherme Boulos na Secretaria-Geral da Presidência

Presidente avalia que líder do PSOL pode fortalecer a articulação com movimentos sociais

Guilherme Boulos e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a aliados próximos e a dirigentes do PT que pretende nomear o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, em substituição ao petista Márcio Macêdo. A informação foi revelada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo O Globo com interlocutores do Palácio do Planalto.

A pasta é estratégica para o governo, por ser responsável pela articulação direta com os movimentos sociais. A escolha de Boulos ganha força após o protagonismo do deputado nas manifestações contra a PEC da Blindagem e o projeto de lei da anistia, que levaram milhares de pessoas às ruas no último domingo. O sucesso dos atos foi interpretado por Lula como um sinal da força popular capaz de sustentar politicamente seu governo em momentos decisivos.

Desgaste de Márcio Macêdo

Márcio Macêdo já enfrentava especulações sobre sua saída desde o início do governo. Mesmo mantendo-se no cargo até agora, sua atuação não agradava ao presidente. Em mais de uma ocasião, Lula manifestou insatisfação com a condução da Secretaria-Geral.

No evento Natal dos Catadores, em dezembro de 2023, Lula foi direto ao cobrar resultados:

 “Menos discurso e mais entrega”

Já em maio de 2024, durante o ato do Dia do Trabalho em São Paulo, o presidente reclamou do baixo comparecimento:

 “Eu disse para o Márcio que o ato está mal convocado. Não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar”

Esses episódios consolidaram a percepção de que Macêdo não conseguiu imprimir a força política necessária ao cargo. Ele deve agora concentrar esforços em sua candidatura a deputado federal por Sergipe.

Relação de confiança com Boulos

A relação entre Lula e Boulos é próxima e de confiança mútua. Nas eleições municipais de 2024 em São Paulo, o presidente foi peça central na campanha do deputado, articulando a escolha de Marta Suplicy como vice, garantindo recursos do fundo eleitoral do PT e gravando propaganda em sua residência.

Não é a primeira vez que o nome de Boulos aparece como alternativa para a Secretaria-Geral. Em 2023, Lula já cogitou a mudança, mas preferiu manter Macêdo. Agora, com a força política acumulada pelo líder do PSOL e o respaldo popular das recentes manifestações, a troca é considerada praticamente certa.

Reforço político e simbólico

A possível nomeação de Boulos é vista como um movimento de fortalecimento da base social do governo e de reconhecimento do papel dos movimentos populares na sustentação da democracia. Lula sinaliza, assim, que pretende ampliar o diálogo com setores organizados da sociedade civil e dar mais protagonismo às vozes que estiveram nas ruas contra medidas conservadoras e antidemocráticas.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...