Lula deve manter silêncio sobre denúncia contra Bolsonaro
A ideia é não passar uma imagem de “comemoração”
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve manter uma postura de discrição sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. A ideia é não passar uma imagem de “comemoração” já que Lula defende que Bolsonaro tenha direito à defesa. As informações são da CNN Brasil.
A equipe ministerial deve seguir o mesmo caminho e optar pelo silêncio quando possível. A discrição do governo sobre o tema também deve ajudar a manter a imagem de independência da Polícia Federal, que conduziu as investigações.
No entanto, no médio e longo prazo, Lula deve se manifestar sobre o assunto. A estratégia deve ser a do “nós contra eles” e empregada já em um discurso de olho nas eleições de 2026.
Bolsonaro falará em “perseguição política” - Por outro lado, Jair Bolsonaro continuará batendo na tecla de que é vítima de uma “perseguição política” orquestrada em um “complô" entre o governo Lula e o Judiciário. Além disso, Bolsonaro considera recorrer de uma eventual decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a entidades internacionais.