HOME > Brasil

Lula consultará aliados sobre fim da jornada de trabalho 6x1

Minuta da PEC apresentada por Erika Hilton ainda precisa do aval de Hugo Motta para tramitação na Câmara

Lula (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil | Pedro França/Agência Senado)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá consultar aliados da base para avaliar a viabilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho para um máximo de 36 horas semanais, destaca reportagem da CNN Brasil. A iniciativa, de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), precisa do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes de avançar na tramitação.

Caso receba o sinal verde de Motta, a proposta ainda deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por uma comissão especial antes de ser submetida ao plenário. O projeto tem apoio expressivo de parlamentares de esquerda, mas também recebeu assinaturas favoráveis de setores do centro político.

A deputada aguarda uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e com o próprio Lula para discutir os próximos passos da PEC. O presidente já indicou que vê a proposta com bons olhos, desde que haja espaço para negociações que busquem um meio-termo, como a adoção de uma escala 5×2 em vez da atual 6×1.

Além do apoio político, Lula quer avaliar o impacto da medida na inflação e no desemprego. O governo também mapeia as reações do setor produtivo e do mercado financeiro para medir o nível de adesão ou resistência à mudança na carga horária semanal.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...