Líderes do BRICS expressam preocupação com riscos de conflito nuclear e defendem controle de armas
Documento final da XVII Cúpula do bloco, realizada sob presidência brasileira, reitera a urgência de fortalecer o sistema de desarmamento
247 – Os líderes do BRICS divulgaram, neste domingo (6), a Declaração do Rio de Janeiro, em que manifestam preocupação com o aumento do risco de conflito nuclear.
O documento final da XVII Cúpula do bloco, realizada sob presidência brasileira, reitera a urgência de fortalecer o sistema de desarmamento, controle de armas e não proliferação, apontando esses elementos como essenciais para garantir a estabilidade global, a paz e a segurança internacional.
A declaração também destaca o papel estratégico das zonas livres de armas nucleares e reafirma apoio a elas.
“Reafirmamos nosso apoio e respeito a todas as zonas livres de armas nucleares existentes e suas garantias associadas contra o uso ou a ameaça de uso de armas nucleares, e reconhecemos a suprema importância dos esforços que visam acelerar a implementação das resoluções sobre o estabelecimento de uma zona livre de armas nucleares e outras armas de destruição em massa no Oriente Médio”, pontuou a declaração.
O texto ainda clama para que as partes engajem no esforço contra armas nucleares. A posição do BRICS vem em meio à crescente tensão geopolítica em várias regiões do mundo, em especial no Oriente Médio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: