HOME > Brasil

Latam reforçará centro de manutenção em SP para receber aeronaves E2 da Embraer

Companhia aérea investirá em hangar e formação de profissionais em São Carlos para suportar expansão da frota

Inauguração de hangar da Latam em São Carlos - 26/09/2025 (Foto: Latam)

A Latam anunciou nesta sexta-feira (26) um pacote de investimentos no centro de manutenção da companhia em São Carlos (SP), conhecido como Latam MRO, considerado o maior da América Latina. O projeto tem como objetivo preparar a estrutura para receber os novos jatos E2 da Embraer, cuja entrega está prevista para 2026. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico.

Durante o evento, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a Latam inaugurou um novo hangar, fruto de um aporte de R$ 40 milhões, destinado a viabilizar manutenções pesadas em aeronaves de grande porte, como o Boeing 787.

Expansão da frota e manutenção dos E2

A companhia aérea confirmou, no último dia 22, a compra de 24 aeronaves Embraer E2, em contrato avaliado em US$ 2,1 bilhões, com possibilidade de incluir até 50 unidades adicionais. Para garantir a operação desses jatos, a empresa já iniciou a adaptação do MRO em São Carlos.

Segundo Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, a negociação com a Embraer esteve diretamente condicionada à capacidade de manutenção no interior paulista. “O uso do MRO é fator de competitividade. Quando começamos as conversas com a Embraer, as manutenções aqui em São Carlos eram condição ‘sine qua non’ para o negócio acontecer”, afirmou o executivo.

A previsão da Latam é iniciar as operações com o E2 em até um ano. Inicialmente, parte das manutenções será feita por terceiros, mas o plano é consolidar toda a operação técnica dentro de São Carlos.

Formação de mão de obra especializada

O MRO já responde por cerca de 70% das revisões na frota de aeronaves A320 da Latam, que somam mais de 280 aviões de corredor único. Para sustentar esse volume, a empresa lançou em 2024 um Centro de Instrução certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), voltado à formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.

As aulas começaram em São Carlos e serão estendidas para Guarulhos. Neste ano, a Latam abriu pela primeira vez vagas externas, atraindo mais de 1,7 mil inscritos para 20 posições. A forte procura levou à criação de turmas adicionais, com 80 alunos no total.

Parcerias para inovação e tecnologia

A Latam também busca apoio externo para financiar projetos de tecnologia e capacitação no MRO. A empresa participa de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com Maria Elisa Curcio, diretora de assuntos corporativos, regulatórios e sustentabilidade da Latam Brasil, a iniciativa visa reforçar a cadeia aeroespacial em São Paulo. “Há um trabalho sendo feito para o fortalecimento da indústria aeroespacial em São Paulo. A indústria já é muito representativa no Estado”, destacou a executiva, mencionando São Carlos, com o polo da Latam, e São José dos Campos, com a Embraer.

O projeto da companhia foi aprovado na primeira fase do edital, e o resultado final está previsto para outubro.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...