HOME > Brasil

Hugo Motta sinaliza que deve encaminhar projeto sobre regulação da IA na Câmara

Presidente da Câmara sinaliza criação de grupo de trabalho para discutir regulamentação da inteligência artificial

Hugo Motta (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados )

247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou a parlamentares do PT e do PSD que deve encaminhar em breve para tramitação na Casa o projeto de lei que regulamenta a inteligência artificial no Brasil. A proposta, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi aprovada pelos senadores em dezembro de 2024 e é considerada uma das prioridades do governo Lula para 2025.

Segundo aliados ouvidos pela coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, Motta se comprometeu a atender um pedido do PT para a criação de um grupo de trabalho que discutirá o mérito da proposta. O objetivo dos deputados petistas é alterar o texto aprovado pelo Senado antes que ele avance na Câmara.

O pedido para formar o colegiado foi feito pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) no início de março. O PT quer garantir a presidência do grupo, enquanto o PSD busca assumir a relatoria.

Parlamentares que acompanham de perto a tramitação do projeto afirmam que a preocupação central é assegurar que a regulamentação da inteligência artificial não impeça o avanço de novos modelos de IA no Brasil. A expectativa é que a proposta seja debatida com setores da tecnologia e da indústria antes de ser votada.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...