HOME > Brasil

Haddad contesta dados de pesquisa ligada ao mercado

Ministro da Fazenda questiona método do levantamento que apontou queda de sua credibilidade no mercado financeiro

Fernando Haddad - 18/03/2025 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a metodologia de pesquisa divulgada pela Genial/Quaest na última quarta-feira (19), que revelou suposta impopularidade entre agentes do mercado financeiro. 

Durante entrevista à EBC, Haddad minimizou os resultados e criticou a metodologia do levantamento, afirmando que a amostra de 106 entrevistados é insuficiente para uma análise precisa.

"Dizer que isso é uma pesquisa é dar um nome muito pomposo para uma coisa que deve ter sido feita em 15 minutos ali, num bairro. Uma pesquisa com 100 pessoas, não dá para dar o nome de pesquisa. Isso você faz em uma mesa de bar", disse o ministro.

Os números divulgados nesta semana pintam um cenário de desgaste político e econômico, em meio à apresentação do projeto de lei que amplia a isenção do IR e taxa os mais ricos. Segundo a pesquisa, a avaliação negativa de Haddad na Faria Lima saltou de 24% para 58% em apenas três meses. Além disso, 85% dos entrevistados afirmam que ele perdeu força desde dezembro de 2024. 

Haddad, no entanto, insiste que os dados não refletem a realidade e desqualificou a pesquisa. "É muito diferente de um levantamento técnico, amplo, que consulta milhares de pessoas. Isso foi uma consulta informal, não tem representatividade", afirmou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...