HOME > Brasil

Governo lança em setembro plano de incentivo para data centers

MP prevê a isenção de tributos federais -- PIS, Cofins, IPI e Imposto de Importação

Data center (Foto: Reprodução/Freepik)

247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu retirar da gaveta medida provisória preparada para conceder incentivos tributários bilionários a multinacionais de tecnologia que instalarem no país suas infraestruturas de dados, disseram à agência Reuters duas fontes da equipe econômica, prevendo o lançamento do plano para o início de setembro.

O envio ao Congresso Nacional do plano, batizado de Redata chegou a ser previsto para o primeiro semestre e foi adiado por turbulências política, ocasionada pelo ataque tarifário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

“É do interesse das empresas americanas o Redata, porque desonera o investimento em capital. Alguns locais nos Estados Unidos estão proibindo investimento em data center por causa da questão da energia, e a gente está com energia sobrando”, disse uma das fontes. “Ajuda muito nas negociações com os EUA, é um sinal positivo". 

A medida provisória com os termos do plano, antecipado em abril pela Reuters, prevê a isenção de tributos federais -- PIS, Cofins, IPI e Imposto de Importação -- sobre investimentos em bens de capital ligados à tecnologia da informação para data centers.

O Redata é aguardado por grandes investidores nacionais e internacionais de data centers, que passaram a apostar no Brasil como um hub global do setor e vêm negociando com as big techs para tirar grandes projetos do papel. Um dos empreendimentos mais adiantados da área está sendo desenvolvido no complexo portuário de Pecém (CE), em projeto da geradora de energia Casa dos Ventos junto com a ByteDance, dona do TikTok, segundo fontes.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...