Governo avalia a possibilidade de reunião virtual entre Lula e Trump
Diplomacia brasileira avalia formatos para diálogo entre Lula e Trump, mas decisão sobre local e data ainda não foi tomada
247 – O governo brasileiro discute a possibilidade de um contato direto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A reunião presencial ainda não está descartada, mas enfrenta obstáculos por conta das agendas oficiais, que exigem meses de negociação, conforme relatado pelo g1. Uma alternativa seria um encontro em um terceiro país.
Durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, Trump afirmou ter combinado uma conversa com Lula para a semana seguinte, embora, até o momento, nenhum dos dois governos tenha confirmado a informação. Na ocasião, os presidentes se cumprimentaram e sinalizaram disposição para dialogar.
Segundo o g1, ainda não há definição sobre data, formato ou local para a conversa. No Planalto e no Itamaraty, a avaliação é de que um diálogo inicial por telefone ou videoconferência seria a alternativa mais prática e segura antes de avançar para um encontro presencial entre os presidentes, a fim de discutir a sobretaxa de 50% imposta aos produtos brasileiros.