TV 247 logo
      HOME > Brasil

      EUA querem visita de Alckmin, mas endurecem pressão política sobre o Brasil

      Apesar de aceno diplomático, governo dos Estados Unidos mantém sobretaxa contra produtos brasileiros e amplia exigências políticas para negociação

      Lula e Alckmin - 05/08/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em meio às tensões comerciais provocadas pela aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos importados, os Estados Unidos solicitaram uma visita do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, como gesto de boa vontade. A informação foi publicada pela jornalista Raquel Landim, em sua coluna no portal UOL.

      Apesar do pedido diplomático, representantes do governo norte-americano se recusam a aliviar a pressão política exercida sobre o Brasil, inclusive mantendo esforços em favor da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A avaliação dentro do governo brasileiro, segundo apuração de Landim, é que “não é possível negociar soberania”.

      EUA querem mais, mesmo oferecendo menos

      De acordo com a reportagem, emissários de Washington sinalizaram ao Brasil a possibilidade de retirar alguns itens da lista da tarifa de 50%, como carnes, pescados, café e manga — produtos que os EUA não produzem em larga escala ou que enfrentam escassez interna. No entanto, essa flexibilização só ocorreria após uma visita oficial de Alckmin ou de seu secretário-executivo, Márcio Elias Rosa, aos Estados Unidos.

      A pressão, porém, não para por aí. Os representantes norte-americanos também deixaram claro que pretendem intensificar a ofensiva política. Essa postura contradiz o próprio gesto simbólico de convite ao vice-presidente brasileiro e deixa o governo do presidente Lula em uma encruzilhada diplomática.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...