TV 247 logo
      HOME > Brasil

      EUA cancelam visto de esposa e filha de Alexandre Padilha após sanções ligadas ao Mais Médicos

      Medida se soma a revogações impostas pelo governo Trump a ex-integrantes do programa, acusado de beneficiar Cuba

      Alexandre Padilha (Foto: Ministério da Saúde)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo dos Estados Unidos cancelou os vistos da esposa e da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), em mais um desdobramento das sanções anunciadas contra brasileiros ligados ao programa Mais Médicos, informa Julia Duailibi, do g1.

      De acordo com comunicados enviados pelo Consulado Geral dos EUA em São Paulo, a decisão foi motivada pelo surgimento de “informações indicando” que ambas “não eram mais elegíveis” para o visto. Padilha não foi afetado porque o documento dele está vencido desde 2024.

      Detalhes da decisão

      Segundo os documentos, o cancelamento impede a entrada no país. Caso a pessoa já esteja em território americano, pode permanecer até o fim da validade do visto, mas ele é automaticamente revogado ao deixar os EUA.

      A medida ocorre dias após o Departamento de Estado revogar os vistos de outros brasileiros ligados ao Mais Médicos, incluindo Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais da pasta e atual coordenador-geral para a COP30.

      Em nota publicada pela embaixada americana em Brasília, atribuída à Agência para as Relações com o Hemisfério Ocidental, o Mais Médicos foi descrito como “um golpe diplomático que explorou médicos cubanos, enriqueceu o regime cubano corrupto e foi acobertado por autoridades brasileiras e ex-funcionários da Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”.

      print
      Comunicado do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo(Photo: Reprodução)Reprodução


      Relacionados

      Carregando anúncios...