Embaixador da Palestina agradece apoio do Brasil contra Israel em Haia: “grande peso político e jurídico”
O governo brasileiro expressou a intenção de aderir à ação movida pela África do Sul na CIJ, que acusa Israel de genocídio na Faixa de Gaza
247 – O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, agradeceu, nesta terça-feira (15), ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela intenção de aderir à ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), que acusa Israel de genocídio na Faixa de Gaza. Em nota, divulgada pelo Metrópoles, Alzeben classificou a possível adesão brasileira como um gesto de “grande peso político e jurídico”.
“A possível decisão do Brasil de participar do processo em curso na Corte Internacional de Justiça (CIJ) fortalece o movimento global contra o genocídio, mostrando responsabilidade, justiça e respeito ao direito dos povos à autodeterminação”, escreveu o diplomata, destacando que o Brasil se une a outros países que já manifestaram posição semelhante no tribunal.
Segundo o embaixador, a posição brasileira representa uma reafirmação do compromisso histórico com a paz e com o fim das ocupações ilegais em território palestino. “A decisão possui grande peso político e jurídico, dado o peso do Brasil na arena política mundial e do Sul Global, podendo influenciar futuras decisões da ONU de pôr fim a genocídios e crimes de lesa humanidade”, disse.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: