Em meio a ataques dos EUA ao Brasil, Zema lançará candidatura presidencial na Câmara Americana
Governador de Minas busca projeção nacional com apoio do empresariado e aval de Bolsonaro
247 - Em meio à maior crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos em décadas, o Partido Novo escolheu a sede da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), em São Paulo, para lançar oficialmente a pré-candidatura do governador Romeu Zema (Novo-MG) à Presidência da República. O evento está marcado para o dia 16 de agosto e deverá reunir até 2 mil pessoas. As informações são do jornal O Globo.
A escolha do local — uma instituição voltada à aproximação comercial entre Brasil e EUA, situada a apenas cinco quarteirões do consulado norte-americano — chama atenção pelo momento delicado nas relações bilaterais, após o anúncio do governo Donald Trump de uma tarifa de até 60% sobre produtos brasileiros.
Zema, que inicialmente responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela imposição da tarifa, adotou tom mais moderado após críticas do empresariado mineiro. O governador passou a classificar a medida como uma “decisão injusta” por parte dos Estados Unidos.
Em entrevista ao Estadão, ele também criticou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, no episódio. “A posição que foi adotada não foi a mais correta pelo filho do ex-presidente. Acho que isso acabou causando um problema para a direita”, declarou Zema.
A direção do Partido Novo afirmou que a Amcham já sediou outros encontros da sigla e que o evento poderá ser transferido para outro local caso a demanda por convites aumente nas próximas semanas. A expectativa do partido é usar o lançamento como uma vitrine para nacionalizar a imagem do governador e alavancar sua pré-campanha.
Em nota, o Novo confirmou que Zema se reuniu com Jair Bolsonaro no último dia 14, antes de anunciar oficialmente sua intenção de disputar o Planalto. De acordo com a sigla, o ex-presidente deu sinal verde ao projeto e elogiou a candidatura.
“Bolsonaro recebeu a notícia de forma positiva e incentivou a pré-candidatura, destacando a importância de haver mais nomes da direita no primeiro turno”, informou o partido.
Zema já afirmou que, se eleito, pretende conceder indulto ao ex-presidente — uma sinalização clara de alinhamento com a base bolsonarista
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: