HOME > Brasil

Elogio de Trump a Lula sinaliza 'mudança de tom', avalia Celso Amorim

Diplomata, porém, avalia que será “preciso esperar os próximos dias, ou semanas” para observar se existirão resultados concretos na relação bilateral

Celso Amorim (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

247 - A fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante discurso na Assembleia Geral da ONU,nesta terça-feira (23) foi recebida como uma “mudança de tom” pelo embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência, mas será “preciso esperar os próximos dias, ou semanas” para observar se existirão resultados concretos na relação bilateral entre os EUA e o Brasil. As informações são do jornal O Globo

Segundo Amorim, a surpresa não esteve no elogio em si, mas no contraste com a postura adotada anteriormente por Trump em relação ao Brasil. “Não esperava ouvir elogios de Trump ao presidente brasileiro”, afirmou o embaixador.

Cordialidade e aceno diplomático

Durante a reunião na ONU, Lula comentou com aliados que cumprimentou Trump de maneira cordial e mencionou a possibilidade de conversas futuras. Amorim destacou que, embora simbólica, a atitude merece atenção. “Falar em ‘nice guy’ (cara legal, em tradução livre) é uma mudança de tom. Como isso vai repercutir nas pessoas que tomam decisões é outra coisa. Houve problemas graves com a mulher de Moraes (Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)], e vários outros. Não sei como isso vai se alastrar na política”, avaliou o diplomata. 

Cautela sobre impactos políticos

Apesar da avaliação positiva, Amorim reforçou a necessidade de prudência. Para ele, apenas os próximos dias ou semanas indicarão se a fala terá desdobramentos concretos na relação bilateral. “É preciso esperar os próximos dias, ou semanas”, disse.

Possibilidade de encontro entre os presidentes

Ao ser questionado sobre a chance de um encontro entre Lula e Trump no Salão Oval, na Casa Branca, Amorim evitou antecipar cenários. “Não sei como será, e se será dessa maneira, é preciso ver. Ninguém colocará pré-condições, tem que ver”, afirmou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...