Eduardo Bolsonaro pode virar o "novo Olavo de Carvalho"
Popularidade do presidente Lula em alta expõe fracasso da articulação de Eduardo nos EUA
247 - Aliados de Jair Bolsonaro (PL) avaliam que o cerco político e jurídico ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) cresce tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Segundo a coluna da jornalista Andréia Sadi, do g1, apoiadores do parlamentar acreditam que ele vai acabar assumindo um papel semelhante ao de Olavo de Carvalho, tornando-se uma figura de referência ideológica para o bolsonarismo no exterior. A atuação de Eduardo poderá se resumir à publicação de vídeos e livros, em uma atuação política restrita e à distância.
Eduardo Bolsonaro é comparado a Olavo de Carvalho
A comparação ganhou força devido à livraria virtual de Eduardo, que vende obras de autores críticos ao governo, favoráveis ao armamento civil e contrários ao socialismo. Para aliados, esse perfil o aproximaria da atuação que consagrou Olavo como espécie de "guru" da extrema-direita brasileira. "Ele está a caminho de se tornar um novo Olavo de Carvalho", resumiu um interlocutor.
Cerco jurídico no Brasil e pressões nos Estados Unidos
Enquanto consolida sua presença em Washington, Eduardo enfrenta no Brasil processos no Supremo Tribunal Federal (STF) e questionamentos na Câmara dos Deputados. Nos EUA, uma das principais bandeiras defendidas por ele e por Paulo Figueiredo junto a autoridades do governo Donald Trump é a imposição de sanções contra o Brasil e autoridades do Judiciário e do governo brasileiro, visando interferir no resultado do julgamento de Jair Bolsonaro (PL).
O ex-mandatário foi condenado pela Primeira Turma do STF a uma pena de 27 anos e três meses de prisão por tramar um golpe de Estado após ser derrotado no pleito presidencial de 2022.