HOME > Brasil

Edinho Silva comemora licença do Ibama na Margem Equatorial: “Passo importante”

Presidente do PT destacou que autorização à Petrobras resultou de análises técnicas e ambientais

Edinho Silva, eleito presidente nacional do PT nesta segunda-feira (07) (Foto: Reprodução/Facebook)

247 - O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, repercutiu a licença concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à Petrobras para perfuração de um poço exploratório na Margem Equatorial. Em publicação, o dirigente destacou que a decisão é estratégica para o futuro energético do país.

“A Petrobras recebeu a licença de operação do Ibama para perfurar um poço exploratório na Margem Equatorial brasileira. Esse é um passo importante para avaliar a viabilidade da exploração”, afirmou. Ele ressaltou ainda que “a autorização foi fruto de um processo baseado em estudos técnicos, avaliações ambientais e amplo diálogo entre instituições”.

Para Edinho Silva, a decisão reflete um compromisso assumido pelo governo federal e pela Petrobras com um modelo de desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o desafio é conciliar o avanço tecnológico e a exploração de recursos energéticos com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais.

O dirigente petista também frisou que o PT acompanha de perto esse processo e reforça a necessidade de diálogo permanente com os estados da Amazônia Legal. “O objetivo é garantir que qualquer passo em direção à exploração na região ocorra de forma responsável, participativa e transparente, conciliando o desenvolvimento nacional com a proteção ambiental e uma transição energética justa”, escreveu.

Edinho anunciou ainda que, em novembro deste ano, o PT realizará um encontro com militantes da Região Norte. O evento terá como um dos pontos centrais a formulação de uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região, em linha com os desafios impostos pela exploração energética e pelas mudanças climáticas.

Artigos Relacionados