Deputado do Psol condena aprovação de anistia que beneficia Bolsonaro
Henrique Vieira (Psol-RJ) diz que não há pacificação com impunidade
247 - O deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, classificou a iniciativa como “absurda”.
Vieira afirmou que a anistia não pode ser confundida com reconciliação democrática. Para ele, a medida abre espaço para a impunidade de autoridades que atentaram contra a ordem institucional, informa a Agência de Notícias da Câmara dos Deputados .
“Não existe pacificação com impunidade, com anistia para golpista”, declarou o parlamentar, em referência direta ao benefício concedido a Bolsonaro e aliados.
A aprovação do texto representa um marco nas discussões sobre a responsabilização de atores políticos envolvidos em ações que contestaram o resultado das urnas e que atentaram contra a democracia. O projeto seguirá agora para análise do Senado, onde também deverá enfrentar intenso debate.
Com a decisão, a Câmara recoloca em pauta a tensão entre os que defendem a anistia em nome da pacificação nacional e os que consideram a medida um retrocesso na luta contra práticas golpistas. O discurso de Henrique Vieira reforça a posição de setores do Parlamento que rejeitam a possibilidade de conciliação sem responsabilização.