HOME > Brasil

Denúncia contra Bolsonaro prevê penas que podem chegar a 43 anos de prisão

Primeira Turma do STF analisa nesta terça-feira se torna o ex-mandatário réu na denúncia sobre a trama golpista

Jair Bolsonaro (Foto: Gustavo Moreno)

247 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, nesta terça-feira (25), se torna réus Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de integrarem o núcleo central de uma trama golpista que tentou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Caso condenado às penas máximas de todos os crimes, o ex-mandatário pode pegar até 43 anos de prisão.

Bolsonaro é acusado dos crimes de liderar organização criminosa armada, cuja pena varia de 3 a 8 anos, mas que pode chegar a 17 anos devido ao uso de armas e ao envolvimento de funcionários públicos. O ex-mandatário também responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, que prevê reclusão de 4 a 8 anos, além de golpe de Estado, que pode resultar em pena de 4 a 12 anos de prisão.

Outros crimes listados na denúncia contra Bolsonaro incluem dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio público, com pena de 6 meses a 3 anos, e deterioração de patrimônio tombado, que pode levar a uma condenação de 1 a 3 anos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...