“Brasil garante soberania energética e lidera defesa do meio ambiente”, diz Gleisi
Ministra celebrou a licença da Margem Equatorial, após rigorosos estudos técnicos
247 - A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu nesta terça-feira (21) a autorização concedida pelo Ibama para a pesquisa de petróleo na Margem Equatorial, área localizada na costa do Amapá. Em publicação no X (antigo Twitter), Gleisi afirmou que a licença é resultado de “quase cinco anos de estudos, audiências públicas e medidas de proteção ambiental adotadas pela Petrobras”.
Segundo Gleisi, o Ministério do Meio Ambiente destacou que o Ibama “exigiu os aprimoramentos indispensáveis, sobretudo nas medidas de resposta a emergências”. A ministra enfatizou que todas as exigências foram cumpridas “num processo rigorosamente técnico e transparente, sem precedentes na indústria do petróleo em qualquer país do mundo”.
Em sua publicação, Gleisi defendeu que o Brasil tem autoridade para equilibrar soberania energética e proteção ambiental. “É por isso que o Brasil tem autoridade para garantir nossa soberania energética e, ao mesmo tempo, liderar globalmente a defesa do meio ambiente, como vamos demonstrar mais uma vez na COP 30 em Belém”, escreveu.


