TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Bolsonaro diz temer ser preso até agosto: “estou no cadafalso”

      Ex-mandatário foi alvo de medidas cautelares e terá que usar tornozeleira eletrônica após decisão do STF

      Jair Bolsonaro e presídio federal de segurança máxima (Foto: Reuters | Agência Brasil )
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Jair Bolsonaro (PL) afirmou acreditar que poderá ser preso a qualquer momento por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).  “O sentimento é de que vai acontecer, até mês que vem. O julgamento vai ser mais ou menos em vinte de agosto. Nunca se viu processo tão rápido como o meu. Eu estou com 70 anos de idade, tenho vasta experiência de vida”, disse Bolsonaro nesta sexta-feira (18), poucas horas após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão expedidos contra ele por decisão de Moraes. “Estou no cadafalso. A hora que o soberano, Alexandre de Moraes, achar que tem que chutar o banquinho, ele chuta”, acrescentou. 

      Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (18 ). Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado também determinou a imposição de uma série de medidas cautelares contra o ex-mandatário, entre elas o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. 

      Durante a operação, a PF apreendeu US$ 14 mil e R$ 8 mil em espécie na residência do ex-presidente. A suspeita dos investigadores é de que a quantia em dólares pudesse ser utilizada em uma eventual tentativa de fuga. A PF também localizou um pen drive escondido no banheiro da casa de Bolsonaro e uma cópia da petição inicial da rede social Rumble contra Moraes.

      Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro está proibido de acessar redes sociais, deve cumprir recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 7h e está impedido de manter contato com outros investigados ou réus no STF, dentre eles seu próprio filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

      A Polícia Federal sustenta que Jair Bolsonaro teria financiado uma operação internacional contra a soberania nacional e a independência dos Poderes, segundo apurou o jornalista Valdo Cruz, do g1. Conforme a investigação, tal ofensiva teria surtido efeitos concretos com o tarifaço recentemente anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. A articulação teria sido conduzida por Eduardo Bolsonaro, com repasses de recursos feitos diretamente por seu pai.

      Os ministros do STF consideram haver risco real de evasão por parte de Bolsonaro. Havia, nos bastidores da Corte, o temor de que ele solicitasse asilo político ao presidente norte-americano, Donald Trump.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...