HOME > Brasil

Avaliação de Haddad melhora após embate sobre IOF, aponta AtlasIntel

Apesar de ainda enfrentar rejeição maior que sua aprovação, ministro da Fazenda registra seu melhor desempenho em 2025

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - 03/06/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Otávio Rosso avatar
Conteúdo postado por:

247 -A imagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, melhorou significativamente em junho, conforme aponta pesquisa AtlasIntel divulgada pela Bloomberg. O levantamento mostra que a avaliação positiva do ministro subiu três pontos percentuais, alcançando 45%, enquanto sua imagem negativa caiu cinco pontos, ficando em 51%. Apenas 4% dos entrevistados não souberam opinar. As informações são do jornal O Globo.

É o melhor resultado de Haddad desde janeiro deste ano. Mesmo assim, a rejeição ao titular da Fazenda ainda supera a aprovação. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho, com 2.621 entrevistas e margem de erro de dois pontos percentuais.

A melhora na percepção pública ocorreu em meio à crise política provocada pela tentativa de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), defendida por Haddad como uma medida de justiça tributária. A proposta foi rejeitada pelo Congresso, o que representou uma derrota para o governo, mas também marcou o início de uma nova estratégia de comunicação do Palácio do Planalto, que passou a enfatizar o discurso de “ricos versus pobres” na defesa de mudanças fiscais.

Desde então, Haddad vem defendendo que a questão seja levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Internamente, o governo percebeu que o embate trouxe ganhos de imagem não apenas para o ministro, mas também para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mesma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg revelou que a aprovação de Lula também cresceu no mês passado, alcançando 47,3%, dois pontos percentuais acima do registrado em maio. A desaprovação caiu para 51,8%, queda semelhante. Apenas 0,9% dos entrevistados não souberam responder.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...