Avaliação de Haddad melhora após embate sobre IOF, aponta AtlasIntel
Apesar de ainda enfrentar rejeição maior que sua aprovação, ministro da Fazenda registra seu melhor desempenho em 2025
247 -A imagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, melhorou significativamente em junho, conforme aponta pesquisa AtlasIntel divulgada pela Bloomberg. O levantamento mostra que a avaliação positiva do ministro subiu três pontos percentuais, alcançando 45%, enquanto sua imagem negativa caiu cinco pontos, ficando em 51%. Apenas 4% dos entrevistados não souberam opinar. As informações são do jornal O Globo.
É o melhor resultado de Haddad desde janeiro deste ano. Mesmo assim, a rejeição ao titular da Fazenda ainda supera a aprovação. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho, com 2.621 entrevistas e margem de erro de dois pontos percentuais.
A melhora na percepção pública ocorreu em meio à crise política provocada pela tentativa de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), defendida por Haddad como uma medida de justiça tributária. A proposta foi rejeitada pelo Congresso, o que representou uma derrota para o governo, mas também marcou o início de uma nova estratégia de comunicação do Palácio do Planalto, que passou a enfatizar o discurso de “ricos versus pobres” na defesa de mudanças fiscais.
Desde então, Haddad vem defendendo que a questão seja levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Internamente, o governo percebeu que o embate trouxe ganhos de imagem não apenas para o ministro, mas também para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A mesma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg revelou que a aprovação de Lula também cresceu no mês passado, alcançando 47,3%, dois pontos percentuais acima do registrado em maio. A desaprovação caiu para 51,8%, queda semelhante. Apenas 0,9% dos entrevistados não souberam responder.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: