HOME > Brasil

Após se queimar e gerar incidentes ao tentar negociar com os EUA, Tarcísio diz agora que protagonista é governo federal

Tarcísio negou que esteja competindo com a gestão Lula na busca por uma solução

Tarcísio de Freitas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Laís Gouveia avatar
Conteúdo postado por:

247 - O governador São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), diz à CNN que o objetivo da sua reunião com empresários e o representante da embaixada dos Estados Unidos nesta terça-feira (15) é “somar esforços” para reverter a aplicação da sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump.

Tarcísio negou que esteja competindo com a gestão Lula na busca por uma solução e admitiu que o protagonismo dessa negociação é do governo federal. Defendeu, porém, sua atuação por representar o principal estado exportador para os EUA.

“São esforços que se somam, não é para competir. O protagonismo dessa negociação é do governo federal. Nosso papel como governo do estado é limitado, mas importante para mostrar o senso de urgência da questão e apresentar argumentos”, disse.

O recuo ocorre após ele demonstrar completa inabilidade política ao lidar com a crise, surpreendendo até mesmo setores que apostavam em sua moderação e o viam como alternativa viável da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo pleito.

Logo no início da crise, o governador paulista se apressou em politizar a carta enviada por Trump, que vinculava o tarifaço a uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tarcísio culpou Lula pela deterioração das relações com Washington, defendeu o bolsonarismo e até sugeriu que o Supremo Tribunal Federal liberasse Bolsonaro, que está com o passaporte retido, para negociar diretamente com o presidente dos Estados Unidos. Além disso, voltou a prometer que, se eleito presidente, concederia indulto a Bolsonaro em caso de condenação no julgamento por tentativa de golpe.

Essa estratégia, no entanto, foi recebida com fortes críticas do setor produtivo, sobretudo em São Paulo, que responde por cerca de um terço das exportações brasileiras aos Estados Unidos.

A própria cúpula bolsonarista rechaçou a medida, indicando uma corrida por protagonismo, já de olho em 2026.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...