HOME > Brasil Sustentável

Brasil tem credenciais únicas nas negociações climáticas, diz Mauricio Lyrio, da COP 30

Embaixador destaca matriz energética renovável, preservação das florestas e defesa da implementação dos acordos internacionais

Mauricio Lyrio (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Gov)

247 – A menos de dois meses da COP 30, o Brasil reforça sua posição como protagonista nas discussões globais sobre mudança do clima. Em entrevista publicada pelo site da COP 30 e reproduzida pela Agência Gov, o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e chefe da delegação negociadora brasileira, afirmou que o país reúne credenciais únicas para liderar as negociações internacionais.

Segundo Lyrio, essas credenciais vão além da diplomacia. “O Brasil tem credenciais únicas em termos de negociação na área climática, mas, além disso, eu diria de políticas públicas e também eu diria de características próprias do Brasil, que contribuem para o combate à mudança do clima. O Brasil fez uma transição energética, no sentido de tornar a sua matriz mais renovável, muito antes da própria discussão sobre combate à mudança do clima”, ressaltou.

Patrimônio natural como diferencial

O embaixador destacou ainda o valor do patrimônio ambiental do Brasil, lembrando que mais da metade do território nacional é coberto por florestas nativas. “O Brasil tem esse acervo extraordinário biológico que é um país de cobertura florestal. Mais da metade do território brasileiro é ocupado por florestas nativas, originais. Não só a Floresta Amazônica, mas outras florestas”, acrescentou.

Energia renovável e tecnologia flex

O Brasil é visto como exemplo internacional no uso de energia limpa, com mais de 90% da matriz elétrica composta por fontes renováveis, especialmente hidrelétricas, biomassa e etanol. Para Lyrio, a experiência brasileira com biocombustíveis é singular: “Isso de você poder ter acesso a carros flex já saídos da concessionária, da fábrica ou de uma compra particular não existe em outros países”, afirmou, lembrando que a tecnologia automotiva nacional tornou possível o uso cotidiano de diferentes combustíveis sustentáveis.

Agenda de financiamento climático

Outro ponto central levantado pelo chefe da delegação brasileira é o papel do Brasil na construção de mecanismos de financiamento para o enfrentamento da crise climática. Lyrio destacou que o país tem liderado propostas de cooperação internacional desde o G20 em 2024 e no BRICS em 2025.

Durante a COP 30, será lançado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), voltado à remuneração de países que mantêm suas florestas preservadas. “A gente criou, por exemplo, no G20, uma força tarefa específica para a questão sobre o melhor financiamento para o combate à mudança do clima. E também no BRICS, nós lançamos uma declaração, justamente, para aumentar o financiamento ao combate à mudança do clima”, explicou.

Da negociação à implementação

Além de fortalecer o multilateralismo, a diplomacia brasileira pretende usar a conferência em Belém como marco da implementação efetiva das decisões já tomadas em encontros anteriores. “O mais importante é a sobrevivência do regime de clima, por meio de novas regras - as chamadas negociações mandatadas. Mas queremos dar um passo além: a ideia é que esta seja também uma COP da implementação das decisões”, enfatizou.

O embaixador fez questão de sublinhar que o combate à mudança climática não pode se limitar a discursos. “O governo brasileiro está muito convencido de que o combate à mudança do clima não se resume a realizar uma reunião com declarações bonitas. O verdadeiro enfrentamento passa pela mudança de hábitos no cotidiano das pessoas e dos governos, em termos de políticas públicas, para que se torne uma atitude permanente e não meramente um tema de uma reunião que se esquece no dia seguinte.”

A entrevista reforça a estratégia do Brasil de posicionar-se como liderança global no debate climático, unindo preservação ambiental, matriz energética renovável e defesa de soluções multilaterais duradouras.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...