Ambipar apoia parque de bioeconomia em Belém, modelo pioneiro internacional
O parque terá foco em conectar comunidades tradicionais, startups, indústrias e investidores
247 - A capital paraense, Belém, inaugura nesta terça-feira (7) o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, considerado o mais diversificado complexo de desenvolvimento tecnológico em bioeconomia florestal do mundo. O projeto é do governo do Pará e conta com o apoio da Ambipar, Fundo Vale e Natura.
“O Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia é único no mundo. Trata-se de um legado entregue não apenas à nossa população, mas em escala global. Estamos mostrando que é possível conciliar desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental, ao mesmo tempo em que criamos oportunidades de trabalho, fortalecemos os negócios da floresta e damos protagonismo aos povos tradicionais”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Para Fernanda Sossai, diretora de Sustentabilidade da Ambipar, “essa iniciativa está totalmente alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade e à agenda global de inovação da companhia, ampliando nosso ecossistema e rede de atuação”.
O parque terá foco em conectar comunidades tradicionais, startups, indústrias e investidores, apoiando mais de 300 negócios de base florestal, fortalecendo cadeias produtivas e estimulando novos produtos amazônicos. Também serão inaugurados um laboratório-fábrica e um centro de negócios para startups.
“O parque será um dos principais legados tangíveis da COP30, funcionando como espaço de encontros temáticos, feiras de bioeconomia e conexão entre startups amazônicas e investidores globais”, conclui Sossai.