Alcolumbre avisa Moraes que vai recorrer de decisão sobre Marcos do Val
Presidente do Senado está indignado com a postura de colegas da oposição
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, aproveitou a reunião realizada na tarde desta terça-feira (5) com ministros do Supremo Tribunal Federal para externar sua indignação sobre a postura de senadores da oposição, que atuam para obstruir a pauta. Alcolumbre disse que não vai admitir que a presidência seja furtada do direito de exercer as prerrogativas do cargo, como conduzir os trabalhos da Casa e decidir sobre o processo de impeachment de ministros do Supremo. Nesse último caso, Davi tem sido fortemente pressionado pela direita, mas deixou claro que não há espaço nem disposição para dar andamento à cassação de ministros.
Além disso, comunicou aos magistrados que irá suspender por seis meses o mandato do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Por outro lado, informou aos ministros que o Senado irá pedir a revisão das medidas cautelares impostas pelo STF a Marcos do Val, em especial a proibição de exercer o mandato e de visitar o estado natal. A decisão se deu para evitar que a Suprema Corte seja constrangida numa eventual derrubada das medidas pelo plenário da Casa, como aconteceu em 2017 quando o Senado desfez uma decisão da Corte e devolveu o mandato de Aécio Neves.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: