Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais, função que também exerce na Ágora Advocacy.

146 artigos

HOME > blog

Kassab aciona deputados para derrubar MP que dá alívio fiscal ao governo

Kassab articula no Congresso contra a MP 1.303/25, que pode render R$ 17 bilhões e dar fôlego fiscal ao governo em 2026

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Aumentou nos bastidores o movimento para derrubar a Medida Provisória 1.303/25, que tributa aplicações financeiras e ativos virtuais. A MP sempre foi tratada como prioridade pela equipe econômica, pois garante que o governo entre em 2026 com fôlego fiscal, já que a matéria deve gerar cerca de R$ 17 bilhões em arrecadação. E é justamente esse fato que tem movimentado parlamentares, lideranças e presidentes de diversos partidos para inviabilizar a proposta. Um desses movimentos é liderado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, que tem telefonado aos deputados pedindo apoio para rejeitar a matéria. O gesto atende a um pedido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que teria solicitado ao menos 25 votos contrários à MP. A avaliação no partido é de que a legenda está bastante dividida. Bancadas do Sul e de estados onde a base não é lulista devem contribuir para a rejeição da medida. Embora Kassab ocupe três assentos na Esplanada dos Ministérios, em SP ele é aliado de Tarcísio.

No campo político, são várias as narrativas para promover a derrubada da proposta, mas o pano de fundo não tem a ver com bets, fintechs ou letras de crédito, mas, sim, com a disputa eleitoral do ano que vem. Isso porque, sendo aprovada, a matéria deixará o governo mais confortável nos campos fiscal e econômico e dará ao presidente melhores condições para se reeleger. Sem falar que, para parlamentares cujas bases são de oposição, votar por um pacote que beneficia diretamente o governo é visto como uma exposição política nos redutos eleitorais.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...