TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Washington acusa a esquerda colombiana por atentado contra senador conservador

      Governo dos Estados Unidos responsabiliza o discurso de Gustavo Petro por clima de hostilidade após tentativa de assassinato de Uribe Turbay

      Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio - 17/04/2025 (Foto: Foto: Reuters/JULIEN DE ROSA)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em um comunicado contundente, o governo dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump, acusou a esquerda colombiana de fomentar um ambiente político hostil que teria culminado no atentado contra o senador conservador José Jaime Uscátegui Uribe Turbay. A notícia foi divulgada pela emissora pública portuguesa RTP, que repercutiu a reação norte-americana diante do episódio ocorrido no último sábado em Fontibón, a oeste de Bogotá.

      “Esta é uma ameaça direta à democracia e o resultado de uma retórica violenta de esquerda que emana dos mais altos níveis do governo colombiano”, declarou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Ele pediu ao presidente colombiano, Gustavo Petro, que “reduza a sua retórica inflamatória e proteja os representantes públicos da Colômbia”.

      O senador Uribe Turbay, de 39 anos, membro do partido liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, foi baleado com múltiplos disparos durante um comício — dois deles na cabeça, segundo socorristas que o levaram ao hospital. A gravidade do ataque provocou forte reação internacional, principalmente de figuras ligadas ao Partido Republicano dos EUA.

      Em mensagem publicada na rede social X, o secretário de Estado reforçou o posicionamento da administração Trump: “Os Estados Unidos condenam veementemente a tentativa de assassinato do senador Uribe. Tendo testemunhado em primeira mão o progresso da Colômbia nas últimas décadas para consolidar a segurança e a democracia, o país não pode se dar ao luxo de voltar a tempos sombrios de violência política”.

      O enviado especial da Casa Branca para missões internacionais, Richard Grenell, também se manifestou no X, descrevendo o ataque contra o “candidato conservador à presidência da Colômbia” como um “horror”.

      Diversos congressistas norte-americanos da Flórida se somaram às críticas contra o governo Petro. O senador Rick Scott instou o presidente colombiano a agir com firmeza para proteger os cidadãos e mencionou as “constantes” ameaças de morte sofridas por Álvaro Uribe, que, segundo ele, “nunca deveriam ser toleradas”. Já a deputada María Elvira Salazar, conhecida opositora de Petro, classificou o episódio como “horrorizante”. “A violência política é a arma dos covardes. Deve ser enfrentada com uma defesa inabalável dos valores democráticos”, afirmou.

      Diante da gravidade da situação, Gustavo Petro cancelou sua viagem à França, onde participaria da Cúpula dos Oceanos da ONU, e determinou resposta imediata ao caso. O governo colombiano ofereceu recompensa de até três milhões de pesos (equivalentes a cerca de 638 mil euros) por informações que levem à captura dos responsáveis pelo atentado, classificado oficialmente como um ato terrorista.

      A escalada de tensão evidencia o frágil equilíbrio político colombiano, em que rivalidades históricas entre setores conservadores e progressistas voltam a adquirir contornos violentos, em meio à disputa pela sucessão presidencial. O episódio reacende o debate sobre a estabilidade democrática na Colômbia e o papel das lideranças políticas na promoção da paz ou da polarização.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...