TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Venezuela reforça prontidão militar diante de ameaças externas

      Presidente Nicolás Maduro mobiliza a Milícia Nacional Bolivariana e convoca exercícios de defesa em todo o país

      Nicolás Maduro diz que Venezuela está pronta para se defender (Foto: Telesur)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou nesta quinta-feira (21) a capacidade de reação imediata da Milícia Nacional Bolivariana (MNB) diante de possíveis ameaças externas. As declarações foram feitas durante uma cerimônia de integração da MNB aos Quadrantes da Paz, conforme noticiou a rede Telesur.

      Segundo Maduro, a mobilização da milícia em 5.336 Circuitos Comunitários busca garantir paz, segurança, unidade nacional e soberania. O chefe de Estado ressaltou que o corpo militar “possui a capacidade de reagir imediatamente a qualquer situação que possamos viver e enfrentar”, reforçando a conexão entre estruturas civis, militares e policiais.

      Maduro critica "dependência do império ianque"

      Durante o evento, o presidente venezuelano afirmou que o país rompeu, desde os tempos de Hugo Chávez, com a “dependência militar do império ianque”. Segundo ele, essa ruptura colocou fim a décadas de influência externa sobre as forças armadas da América Latina.

      “Rompemos, como oportunamente fez Chávez, com a dependência militar do império ianque e com as teses imperialistas de exércitos de ocupação que eles impuseram à América Latina por meio de golpes de Estado e outras formas de dominação ideológica, institucional e política”, declarou Maduro.

      Ele também convocou um processo nacional de prontidão para o próximo fim de semana, envolvendo exercícios em quartéis, praças públicas, na Praça Bolívar e em mais de 15 mil bases de defesa popular integral espalhadas pelo país.

      Defesa contra o imperialismo norte-americano

      Maduro voltou a criticar a política externa dos Estados Unidos, afirmando que o povo venezuelano superará qualquer ofensiva internacional. “A Venezuela triunfará mais uma vez sobre todas as ameaças extravagantes, bizarras e criminosas do imperialismo norte-americano, e a garantia da vitória é a união do poder popular, do poder militar e do poder policial”, declarou.

      O presidente destacou ainda que a integração da MNB aos Quadrantes da Paz é um pilar permanente de estabilidade para a nação, projetado não apenas para o atual momento de tensões, mas como um sistema duradouro de proteção.

      Resgate da tradição militar-popular

      No discurso, Maduro lembrou que a milícia foi refundada por Hugo Chávez e ressaltou seu papel histórico na Venezuela. Ele mencionou ainda o jovem Simón Bolívar, que iniciou sua trajetória militar como segundo-tenente da milícia na região de Aragua, antes de se tornar líder da independência.

      “Este plano fortalece o vínculo indissolúvel entre os combatentes e o povo organizado, que se torna o escudo supremo para a defesa da soberania nacional e das conquistas da Revolução”, afirmou Maduro, reforçando que a missão fundamental da milícia é garantir o direito do povo venezuelano à paz e ao desenvolvimento estável do país.

      Relacionados

      Carregando anúncios...