TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Venezuela expõe agressões fascistas de Trump e discute com Brasil ameaças dos EUA

      Ministros Yvan Gil e Mauro Vieira se reuniram na Colômbia

      Mauro Vieira e Yvan Gil - 21 de agosto de 2025 (Foto: X/Itamaraty)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os ministros das relações exteriores do Brasil e da Venezuela, Mauro Vieira e Yvan Gil, respectivamente, reuniram-se em Bogotá, Colômbia, nesta quinta-fera (21), onde trataram das ameaças dos Estados Unidos à região. 

      A conta oficial do Palácio do Itamaraty na plataforma X postou: "À margem da reunião ministerial da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Bogotá, o Ministro Mauro Vieira reuniu-se com o chanceler da Venezuela, Yván Gil. 

      Discutiram a necessidade de solucionar as atuais pendências na relação comercial bilateral, os desdobramentos das tarifas dos EUA para o sistema multilateral de comércio e também os atuais desafios em matéria de segurança regional".

      Yvan Gil escreveu, na plataforma Telegram: “Tivemos um encontro frutífero com o chanceler da República Federativa do Brasil, Mauro Vieira, no contexto da Cúpula de Países Amazônicos em Bogotá. Durante nossa conversa, tratamos de temas bilaterais e da geopolítica regional, com foco na guerra comercial que afeta a América Latina, assim como nos avanços e desafios que enfrentam a CELAC e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

      Em representação do presidente Nicolás Maduro, também compartilhamos uma exposição detalhada sobre as agressões fascistas que a Venezuela enfrenta, reafirmando nossa firme defesa da soberania nacional e regional". 

      A declaração ocorre em meio à intensificação da pressão militar dos Estados Unidos sobre Caracas e toda a região, marcada pelo envio de navios de guerra. Embora Washington alegue agir no combate ao narcotráfico, o real interesse estaria na apropriação dos recursos estratégicos locais.

      Relacionados

      Carregando anúncios...