Parlamento cubano analisa recuperação energética nacional
Deputados cubanos debatem hoje (17) o andamento da recuperação energética e os mecanismos de controle
247 - No segundo dia da Quinta Sessão Ordinária do Parlamento cubano, o Ministro de Energia e Minas, Vicente de la O Levy, informará os legisladores sobre o andamento do Programa do Governo para restaurar o Sistema Elétrico Nacional, informa a Prensa Latina.
A pauta parlamentar inclui também a aprovação das Diretrizes da Política Externa para o período 2025-2028 e a responsabilização do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação.
Da mesma forma, os deputados debaterão sobre o aprimoramento dos mecanismos institucionais e de controle popular.
No dia anterior, o primeiro-ministro Manuel Marrero abordou o andamento do programa do governo para corrigir distorções e impulsionar a economia na sessão regular.
Como parte dos desenvolvimentos estratégicos, Marrero anunciou que a transformação do mercado oficial de câmbio começará no segundo semestre do ano, incluindo uma atualização abrangente dos regimes de taxas de câmbio nos vários sistemas monetários.
O chefe de governo também informou sobre o aumento das pensões para aqueles que recebem menos de quatro mil pesos devido à idade, invalidez ou pensão unificada decorrente da morte do cônjuge.
“São muitos os desafios que temos que superar, entre eles a resolução gradual dos problemas que mais afetam a população (…) Acreditamos que, nesse sentido, o que está previsto no programa, o rumo traçado, é o correto”, enfatizou.
Ele enfatizou que, apesar de viver em um contexto de guerra econômica, o governo cubano está determinado a continuar defendendo as conquistas da Revolução e construindo uma sociedade soberana, independente, socialista, democrática, próspera e sustentável para todos e para o bem de todos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: