HOME > América Latina

"Não discutirei mentiras", diz presidente do Panamá após acusações dos EUA sobre controle chinês do Canal

País latino recebe visita do almirante Alvin Holsey, chefe do Comando Sul dos EUA, nesta semana, em meio a pressões da administração Donald Trump

Presidente do Panamá, José Raúl Mulino (Foto: REUTERS/Aris Martinez)

247 - O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, reagiu com firmeza às alegações dos Estados Unidos de que a China estaria exercendo influência sobre o Canal do Panamá, classificando as acusações como "mentiras" e recusando-se a dar legitimidade ao debate. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), Mulino afirmou que orientou seus ministros a não discutirem as alegações de Washington, que considerou infundadas e provocativas.

"Não quero discutir mentiras ou aumentar a morbidez criada em torno da questão chinesa no Panamá e do suposto controle do Partido Comunista sobre o canal", declarou o presidente, de acordo com o South China Morning Post. Ele também questionou a origem das informações divulgadas pelos EUA.

O almirante Alvin Holsey, chefe do Comando Sul dos EUA, que visita o país nesta semana, não se reuniu com Mulino. Holsey, no entanto, deve se encontrar com o chanceler Javier Martínez-Acha Vásquez e o ministro da Segurança, Frank Ábrego, para discutir a "segurança da área do canal", segundo o Pentágono.

 A visita do comandante americano ocorre em um momento de crescente tensão entre os EUA e a China, com Washington acusando Pequim de tentar expandir sua influência sobre uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo.

China nega envolvimento e acusa EUA de sabotagem - A Embaixada da China no Panamá também rebateu as acusações, enfatizando que Pequim nunca esteve envolvida na gestão ou operação do Canal do Panamá. Em comunicado divulgado na quinta-feira (20), a embaixada chinesa afirmou que as alegações de controle chinês sobre o canal são "mentiras" e acusou os EUA de tentar sabotar as relações entre China e Panamá.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...