HOME > América Latina

Milei assume presidência do Mercosul com ataques ao bloco

Em discurso de posse, o presidente da Argentina afirmou que o Mercosul “trouxe mais problemas do que soluções”

O presidente da Argentina, Javier Milei, participa da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, Uruguai - 06/12/2024 (Foto: Mariana Greif/Reuters)

247 - O presidente ultraliberal da Argentina, Javier Milei, assumiu nesta sexta-feira (6) a presidência temporária do Mercosul.

Em discurso de posse, Milei teceu críticas ao bloco, afirmando que o Mercosul “trouxe mais problemas do que soluções” e defendeu a flexibilização de regras para que cada país-membro tenha autonomia para firmar acordos comerciais que atendam melhor aos próprios interesses.

“Nossa presidência vai explorar um regime de maior flexibilidade e autonomia comercial para os membros do bloco, para que cada um possa celebrar acordos comerciais que lhes sejam convenientes”, afirmou. “Que cada país possa determinar até onde irá ou não, levando em conta as necessidades de sua própria população, entendendo que o bloco se beneficia do benefício de seus membros”.

O presidente argentino ainda afirmou que pretende “revisar a tarifa externa comum” do bloco, com o propósito de “garantir uma inserção mais competitiva nos mercados globais”. A declaração foi feita no mesmo dia em que Milei criticou o Mercosul, alegando que o bloco havia “se tornando uma prisão”.

“Somos o único bloco comercial que não reduziu tarifas na última década. Não pensem que isso não está diretamente relacionado aos nossos resultados comerciais insatisfatórios”, afirmou. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...