TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Maduro afirma que Venezuela se consolida como bastião de resistência diante do imperialismo

      Ele destacou a criação de novos "Cuadrantes de Paz" como estratégia para fortalecer a segurança, a soberania e a resistência contra pressões externas

      O presidente venezuelano, Nicolás Maduro (Foto: REUTERS/Manaure Quintero)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (19), durante ato em Caracas, que o país se consolida como um verdadeiro “bastião de paz soberana frente aos impérios”. A declaração foi dada no relançamento dos Cuadrantes de Paz, política de segurança comunitária que, segundo ele, garante a participação popular na defesa do território. As informações são da teleSUR.

      “Que o mundo o saiba, que o saibam os impérios, Venezuela hoje mais que nunca tem com que se defender, por isso estamos em paz”, afirmou Maduro ao anunciar a incorporação de 299 novos Cuadrantes de Paz, mecanismo territorial que se soma aos já existentes 5.336.

      Segurança popular e resistência soberana

      O presidente destacou que o fortalecimento da iniciativa está diretamente ligado ao poder da comunidade e ao envolvimento dos cidadãos. Para ele, cada quadrante representa “o poder da segurança” e a materialização de “dar poder ao povo no território”.

      “Nosso povo tem o poder. Com os 5.336 cuadrantes de paz e organizada a comunidade, Venezuela se faz possuidora de uma pátria inexpugnável”, declarou.

      Maduro também assegurou que o objetivo é alcançar “justiça para que haja paz e Venezuela siga sua senda de construção positiva para frente”, ressaltando que a nação conta com um “povo consciente, mobilizado e ativo”.

      Paz perpétua e combate ao terrorismo

      O mandatário reiterou que a meta é consolidar uma “pátria de paz perpétua”, resistente ao imperialismo e blindada contra ameaças externas. Ele denunciou a atuação de grupos terroristas supostamente financiados por potências estrangeiras, mas garantiu que o governo venezuelano está atuando para desmantelá-los.

      “Calma e cordura e máxima ação popular, militar e policial”, enfatizou, ao destacar o caráter articulado entre o povo, as forças armadas e os corpos de segurança.

      Reconhecimento a oficiais e integração comunitária

      Durante a cerimônia, Maduro condecorou 27 oficiais de diferentes corpos de segurança com a Ordem pela Paz, criada para reconhecer a atuação de agentes na defesa da soberania nacional e na proteção das comunidades.

      “Saudações a toda a comunidade, toda esta zona tão querida e conhecida. Tinha tempo empenhado em vir para reforçar o trabalho que está fazendo o poder comunal e todo o circuito que vem avançando passo a passo, mas precisa seguir para sua consolidação”, afirmou o presidente.

      Plano das 7 Transformações e territorialização da paz

      A criação e expansão dos Cuadrantes de Paz faz parte da terceira linha de transformação do Plano das 7T, estratégia de governo voltada à territorialização, segurança e fortalecimento da paz nacional. Segundo Maduro, a medida reforça o papel da Venezuela como nação que, apesar das pressões externas, segue firme na defesa de sua soberania.

      “Somos zelosos com nossa terra”, concluiu o chefe de Estado, ao reafirmar que a meta é construir uma Caracas segura, pacífica, revolucionária e resistente ao imperialismo.

      Relacionados

      Carregando anúncios...