Lula recebe Noboa, do Equador, em Brasília e fortalece laços bilaterais
Visita oficial inclui cerimônia de chegada, assinatura de atos, declarações à imprensa e almoço no Palácio do Planalto
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, em Brasília, o presidente do Equador, Daniel Noboa, em uma visita oficial marcada por cerimônias protocolares e reuniões bilaterais. A programação começa com a cerimônia oficial de chegada de Daniel Noboa ao Palácio do Planalto. Em seguida, Lula e Noboa terão uma reunião restrita, voltada para tratar de cooperação política, integração regional e novas oportunidades de comércio entre Brasil e Equador.
Na sequência, os dois presidentes participam da cerimônia de assinatura de atos bilaterais, com destaque para acordos que buscam ampliar a parceria estratégica entre os países. Logo depois, Lula e Noboa farão uma declaração conjunta à imprensa, onde apresentarão os principais resultados do diálogo e anunciarão os próximos passos da relação diplomática.
A visita será concluída com um almoço oferecido pelo presidente Lula em homenagem a Noboa.
Além do compromisso internacional, Lula também terá reuniões internas com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Marcola.
A presença de Daniel Noboa em Brasília reforça a estratégia de integração regional do governo Lula e reafirma o papel do Brasil como liderança diplomática na América do Sul.
Em 2024, a corrente de comércio entre Brasil e Equador somou US$ 1,1 bilhão, com exportações brasileiras da ordem de US$ 970 milhões. Os principais itens da pauta de exportações brasileiras para o Equador são veículos, máquinas, medicamentos e produtos das indústrias de papel e celulose.