TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Lula critica ameaças de intervenção dos EUA e anuncia medidas para combater o crime organizado em aliança com países amazônicos

      Presidente participou de uma cúpula de países amazônicos em Bogotá, na Colômbia

      Lula em Bogotá - 22 de agosto de 2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (22), a criação, em Manaus-AM, de um centro policial e de investigações em parceria com os países amazônicos. 

      Segundo Lula, a expectativa é realizar uma cerimônia com a presença dos presidentes da região para oficializar a iniciativa. "No dia 9 de setembro vamos inaugurar em Manaus o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia", detalhou Lula durante uma cúpula de países amazônicos em Bogotá, na Colômbia.

      O presidente também rebateu as ameaças dos Estados Unidos de realizar uma intervenção militar na região sob o pretexto de combater o crime organizado. Segundo Lula, o objetivo de Washington é "intervir na soberania" dos países da região. 

      Lula traçou objetivos claros para a COP30 e criticou os resultados das cúpulas passadas. “É importante que essa seja a COP mais séria, a mais séria de cada uma das COPs”.

      O presidente também condenou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e criticou aqueles que, segundo ele, dão “palpites” sem conhecer de fato a realidade da região

      “Essa COP está marcada para a Amazônia, porque tem muita gente que dá palpite sobre a Amazônia, mas não conhecem a Amazônia”, disse. “Seria mais fácil fazer a COP em um país rico. Não será num país rico, e sim na Amazônia”, acrescentou. 

      Relacionados

      Carregando anúncios...