TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula desafia Trump a comparecer à COP30 e cobra seriedade dos EUA

      O presidente condenou a falta de compromisso ambiental das nações ricas

      Lula - 22 de agosto de 2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os Estados Unidos, governados pelo presidente Donald Trump, e desafiou o republicano a comparecer à COP30, que será realizada no Brasil. 

      Lula criticou a falta de compromisso ambiental de nações ricas, cobrando dos EUA e de outros países desenvolvidos recursos financeiros para garantir a preservação das florestas.

      "As pessoas não querem assumir compromissos. Os ricos não querem fazer o sacrifício. O Brasil tem 40 milhões de hectares de terras para recuperaar, para reflorestar. Quero saber se essa gente está disposta a financiar pelo menos isso", disse o presidente Lula em uma cúpula de países amazônicos, realizada em Bogotá, Colômbia, nesta sexta-feira (22).

      "Portanto, temos que ter uma governança mundial. Para isso, não se pode acabar com o multilateralismo, como faz o presidente norte-americano", disse Lula, ao criticar Trump pelo isolamento dos Estados Unidos em relação a organismos multilaterais. 

      O presidente voltou a reforçar seu convite para que Trump venha a Belém-PA, sede da conferência do clima das Nações Unidas. "Mandei uma carta pessoal ao presidente Trump. Ele vai ser convidado. Cada presidente vai receber uma carta minha, com minha assinatura, não uma carta virtual, para demonstrar se vão tratar com seriedade essa COP", disse. 

      Relacionados

      Carregando anúncios...