TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Luís Arce presta solidariedade a Lula após tarifaço de Trump

      Presidente da Bolívia denuncia “ingerência” dos EUA e pede solidariedade internacional contra medida que impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

      Lula e Luis Arce (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da Bolívia, Luis Arce, declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo brasileiro após o anúncio do governo dos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida, promovida pelo presidente norte-americano Donald Trump, está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto. A declaração de solidariedade foi publicada por Arce nas redes sociais nesta sexta-feira (25).

      “Desde o Governo do Estado Plurinacional da Bolívia, expressamos nossa solidariedade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o irmão povo do Brasil, diante das recentes ameaças do mandatário estadunidense Donald Trump, que anunciou represálias tarifárias de 50% por ter sido realizada a Cúpula dos BRICS e exigiu a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Arce.

      Para o presidente boliviano, essas declarações representam uma afronta à soberania do Brasil e aos princípios do direito internacional. “Esses pronunciamentos constituem uma ingerência nos assuntos internos de um país soberano e representam um atentado contra o multilateralismo, o respeito entre as nações e a democracia, situações que não podem ser aceitas. Os Estados devem se guiar pelo respeito mútuo e pela cooperação, não pela imposição”, afirmou.

      Arce também fez um apelo à comunidade internacional para que se oponha às medidas unilaterais do governo dos EUA. “Fazemos um chamado à comunidade internacional para rejeitar qualquer tentativa de pressão ou chantagem que viole a autodeterminação dos povos. A América Latina tem lutado historicamente para construir um destino comum baseado na dignidade, na paz e na soberania.”

      Ele encerrou a nota reafirmando o apoio da Bolívia ao Brasil em meio à crise diplomática: “Nos mantemos firmes ao lado do Brasil na defesa de sua soberania, de suas instituições e de seu direito de decidir seu caminho sem interferências externas.”

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...