TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Delcy Rodríguez: ataque à Venezuela pode ser uma “calamidade” e um “pesadelo” para os EUA

      'Significará também a instabilidade de todo o continente', acrescentou a vice-presidente venezuelana sobre possíveis ataques ao país sul-americano

      Delsy Rodríguez, vice-presidenta da Venezuela (Foto: prensa latina)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo da Venezuela advertiu Washington que um possível ataque ao país sul-americano será uma “calamidade” e um “pesadelo” para os Estados Unidos (EUA), país que enviou forças militares para o Caribe, alegando operação contra o narcotráfico. 

      “Seremos a sua calamidade, o seu pesadelo e isso significará também a instabilidade de todo o continente”, afirmou a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez. “O apelo é à paz. Acalmem-se, senhores falcões dos Estados Unidos. Acalmem-se, tranquilizem-se, porque vão causar um grande dano ao seu próprio país”. As declarações foram publicadas pela Agência Lusa. 

      A vice-presidente disse que o governo Nicolás Maduro está pronto “para defender a Venezuela em união nacional, em paz e tranquilidade, para garantir o nosso futuro”. “Os que estão a pensar no Norte [nos EUA], aqueles que estão a pensar numa agressão militar à Venezuela, saibam que isso vai correr muito mal”, frisou.

      Os Estados Unidos anunciaram o envio de mais de 4.000 militares para a região do Caribe, próximo à costa da Venezuela, com o objetivo de reforçar as operações de combate ao narcoterrorismo. A medida visa intensificar os esforços de monitoramento e interceptação de atividades ilegais relacionadas ao tráfico de drogas na região.

      Além disso, o governo norte-americano revelou que está oferecendo uma recompensa de até US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 270 milhões) por informações que possam levar à captura ou condenação de autoridades venezuelanas envolvidas em atividades ilícitas. A ação faz parte da estratégia do país para enfrentar o tráfico de drogas e suas ramificações, tanto em território venezuelano quanto nas áreas circundantes.

      Petróleo

      Politicamente, a Venezuela é uma das principais frentes de resistência à hegemonia dos EUA em nível global. Outra questão para a relação delicada entre os dois países é o petróleo. 

      De acordo com número do site World Atlas, a Venezuela ficou em primeiro lugar entre os dez países com as maiores reservas de petróleo do mundo em 2024 (300,9 bilhões de barris), seguida por Arábia Saudita (266,5 bilhões de barris) e pelo Canadá (169,7 bilhões de barris).

      A sequência da lista foi ocupada pelo seguintes países: Irã (157,8 bilhões de barris), Iraque (150 bilhões), Rússia (103,2 bilhões), Kuwait (101,5 bilhões), Emirados Árabes (97,8 bilhões), EUA (48,5 bilhões), e Líbia (48,4 bilhões). O Brasil ficou na 15ª posição, com 16,2 bilhões de barris, o que representou aproximadamente 1% das reservas globais​.

      Relacionados

      Carregando anúncios...