Colômbia prepara condições para realizar 4ª Cúpula Celac-União Europeia
O encontro promete ser um fórum político e diplomático histórico e de alto nível
247 - A Colômbia está preparando as condições necessárias para a celebração da 4ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)-União Europeia, que será realizada na cidade de Santa Marta, no norte do país, nos dias 9 e 10 de novembro, informa a Prensa Latina.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, na qualidade de presidente rotativa do bloco regional, a Colômbia buscará trazer uma voz unificada da América Latina e do Caribe para a reunião, permitindo-lhe influenciar grandes transformações globais ao mesmo tempo em que promove uma agenda compartilhada com a associação europeia em áreas-chave.
"Mais do que um encontro birregional, a Quarta Cúpula representa uma oportunidade para fortalecer a integração, promover o desenvolvimento sustentável e projetar uma voz comum no cenário global", enfatizou o Ministério das Relações Exteriores.
A organização definiu o encontro como um fórum político e diplomático histórico e de alto nível, onde países da América Latina, Caribe e Europa convergem para renovar compromissos sobre a Tríplice Transição (energética, digital e ambiental), autossuficiência em saúde e acesso equitativo a medicamentos.
Ela também observou que as conversas também abordarão agricultura sustentável e segurança alimentar, igualdade de gênero e direitos das populações afrodescendentes e indígenas, entre outros tópicos.
Alguns dos principais objetivos da cúpula são definir um roteiro para a cooperação entre os dois blocos até 2027 e promover uma declaração política com compromissos concretos com energia renovável, segurança alimentar, autossuficiência em saúde e financiamento do desenvolvimento.
O Ministério das Relações Exteriores observou que o comércio entre as duas regiões ultrapassa € 200 bilhões anualmente, ressaltando a importância de fortalecer o diálogo birregional eficaz e sustentável.
O Fórum da Sociedade Civil América Latina e Caribe-União Europeia também será realizado nos dias que antecedem a cúpula, nos dias 7 e 8 de novembro.
Além disso, serão realizados fóruns acadêmicos paralelamente ao encontro, bem como a segunda rodada de mesas redondas técnicas para troca de experiências em áreas prioritárias de trabalho, incluindo educação, mobilidade acadêmica, digitalização e inteligência artificial, multilinguismo e interculturalidade, além de diversos eventos culturais.